domingo, 22 de junho de 2014

Em 1951, Brando interpretou no cinema o filme A Streetcar Named Desire (Um Eléctrico chamado desejo, (em Portugal) e "Uma Rua Chamada Pecado", (no Brasil), com a personagem Stanley Kowalski". Também no teatro, na Broadway, interpretou Stanley, em A Streetcar Named Desire (Um Bonde Chamado Desejo), de 1947 a 1949

Trecho da Obra  "A Streetcar Named Desire": UM BONDE CHAMADO DESEJO (TENNESSEE WILLIAMS)
(CENA PARA MULHER) BLANCHE "Eu tive que receber todos os golpes sozinha. Todas aquelas mortes . . . O longo desfile para o cemitério. Papai, mamãe, nossa irmã, daquela maneira horrível! Você só vinha para casa à hora dos enterros, Stella. E os enterros são belos, comparados com a morte. . . Os enterros são calmos, e com lindas flores. Mas as mortes nem sempre. . . As vezes a sua voz é rouca. Outras vezes parecem mesmo gritar: “Não, não me deixem morrer!” Como se nós fôssemos capazes de fazê-lo! A menos que se tenha estado lá, ao lado da cama quando eles gritavam, jamais se poderá imaginar que houve luta por ar e sangue. Mas eu vi, Stella. Eu vi, eu vi. E agora você fica ai sentada acusando-me por eu ter perdido a propriedade! Mas como é que você pensa que eu paguei por todas aquelas doenças e aquelas mortes? A morte custa caro, Stella. E ela já tinha armado a sua tenda defronte a nossa porta. Belle Rêve era o seu quartel-general. E qual deles nos deixou um centavo que fosse da sua fortuna? E eu com meu ordenado ridículo de professora de escola! Sim, sente-se aí e acuse-me por ter deixado perder a propriedade. Eu deixei a propriedade perder-se? Mas onde estava você? Na cama com o seu “polaco”! (CENA PARA HOMEM) STANLEY Meu bem, eu disse a você que verifiquei a fundo essas histórias; agora, espere até que eu acabe. A complicação com Blanche foi que não podia mais agir em Laurel! Eles manjavam tudo, depois de dois ou três encontros com ela. A cidade era pequena demais para que isso continuasse toda a vida! E, passando o tempo, ela virou “figurinha” da cidade. Olhada não como diferente, mas como completamente maluca, doida. E, nos últimos anos, tem sido evitada como veneno. Bem, basta isso para ela ser um tipo refinado e particular de moça. O que nos leva a mentira número dois. Ela não vai voltar a ensinar na escola! Ela não se demitiu temporariamente do ginásio por causa dos nervos. Chutaram ela de lá e detesto ter que lhe dizer a razão porque tomaram essa medida! Um rapazinho de dezoito anos... ela se meteu com ele. O pai do rapazinho soube do caso e falou com o diretor do ginásio. Ah!, como eu gostaria de ter estado naquele gabinete quando chamaram Lady Blanche para se explicar. Gostaria de ter visto ela tentando livrar-se dessa! Mas desta vez ela estava numa enrascada dos diabos e ela sabia que não tinha jeito. Disseram que era melhor ela se mudar para outras bandas. Sim, senhor! Foi praticamente um decreto da cidade contra ela!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário